Atuação permanente, vigilante e conectada às principais tendências e fatos que impactam o setor de Telesserviços
A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) é uma entidade sem fins lucrativos, que visa promover o ambiente ideal para o desenvolvimento das empresas de um setor que engloba desde a gestão de canais de relacionamento até as vendas por telefone, ou telemarketing. O segmento inclui ainda as atividades de Ouvidoria, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), suporte técnico, pós-venda e cobrança.
Fundada em 1987, a ABT tem acompanhado todas as inovações e tecnologias incorporadas ao negócio nas últimas décadas. Sua atuação permanente, vigilante e conectada às principais tendências e fatos que impactam o setor, oferece suporte ao crescimento das empresas e de suas pessoas, que se dedicam a atender milhões de demandas dos consumidores todos os dias via telefone ou canais digitais. Entre os mais de 20 membros da Associação, estão algumas das maiores organizações da área de relacionamento com clientes que se destacam por sua atuação nacional e internacional.
O papel da ABT vem se mostrando fundamental em um cenário de rápidas mudanças para as empresas, seja no diálogo com lideranças, instâncias governamentais, instituições de outros setores econômicos, entidades, grupos de empresários e profissionais.
Uma articulação que tem contribuído para ampliar a voz das organizações que desejam reforçar a importância dos telesserviços e serviços de experiência com o consumidor para as transformações que o Brasil passa e ainda vai passar.
Uma das conquistas da ABT ao lado de outras associações foi a desoneração da folha de pagamento, que produziu estímulos essenciais a 17 setores da economia, responsáveis por gerar juntos mais de 1 milhão de vagas entre 2017 e 2022 no Brasil – e que em 2023, segundo dados do CAGED, representou mais de 20% da geração de empregos formais no país. Uma medida que traz inclusão social, redução da informalidade, aumento do poder de compra das famílias, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento nacional e das empresas dessas áreas estratégicas.
Durante a pandemia da Covid-19, a entidade marcou forte presença frente aos inúmeros desafios que a economia mundial enfrentou. Neste período, o nosso setor foi reiteradamente reconhecido como uma atividade essencial – em todos os níveis de governo, sejam eles municipais, estaduais e federal – e se adaptou rapidamente para manter sua operação ininterrupta em um ambiente de negócios e relacionamentos em que a distância nunca foi obstáculo para entregar soluções capazes até de salvar vidas.
“A ABT é a entidade representativa das empresas do setor de Telesserviços/gestão de relacionamento com o consumidor do país, que impulsiona o emprego, possibilita a evolução profissional desde o início da carreira e promove a diversidade no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, é capaz de promover a tecnologia e a segurança do serviço para o consumidor”.
Conheça nossos associados
História da associação
Fundada há quase quatro décadas, uma das primeiras grandes transformações vivenciadas pela ABT no país foi a popularização do acesso às linhas de telefone a partir dos processos de privatização das companhias telefônicas, nos anos 90. A inovação ampliou o alcance do aparelho como canal de relacionamento, facilitando o contato com as empresas para solucionar questões relevantes.
No mesmo período, o lançamento do Código de Defesa do Consumidor levou esse relacionamento a um novo patamar, com regras mais claras para o atendimento às demandas do mercado e o aperfeiçoamento dos canais.
A partir da década de 2000, com a disseminação da internet e a crescente digitalização dos processos, o setor evidenciou um salto qualitativo. Suas novas ferramentas e dados permitiram a construção de estratégias para melhorar a performance do atendimento, a evolução dos seus profissionais e a aumentar o grau de satisfação do consumidor.
Nosso impacto atual
Somos um dos setores que mais empregam no país, com alta taxa de retorno para a sociedade e políticas efetivas de diversidade e inclusão.
+1MM
de vagas geradas entre 2017 e 2022
+20
presença em mais de 20 estados do Brasil
+60%
dos profissionais têm entre 18 e 29 anos
+70%
dos seus profissionais são mulheres, metade delas, negras e pardas.
+20%
dos profissionais são do público LGBTQIA+